: : : para nossos 80 anos

Receitas

Cardigã Longo

Descrição

4 novelos Círculo Cléa 5 cor 20 (natural) ;
Agulha crochê Círculo 1,5mm;
Tesoura.

Tamanho: M

Execução

Pontos utilizados: corr.: correntinha, p.bxmo.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto.

Abreviaturas: p.: ponto, nov.: novelo, carr.: carreira, ag.: agulha, trab.: trabalhe, diag.: diagrama, rep.: repetição.

Execução:
Cardigan – Com o fio Cléa 5 e a ag. de crochê Círculo de 1,5mm, comece com 205 corr.. Vamos tecer carr. de ida e volta. Observando o Gráfico, a primeira carr. tem 1 p.b. e 5 corr. a cada 4 pontos de base. Na segunda carr., faça 2 p.a., 2 corr., 2 p.a. e 3 corr. a cada 5 alças de base. Nas demais mantenha 1 p.b. e 5 corr.. Na terceira carr., faça leque dentro de leque: 2 p.a., 2 corr. e 2 p.a.. As demais alças de base continuam com 5 corr. e 1 p.b. cada. A quarta carr. mantém leque dentro de leque, e uma alça de 5 corr. entre p.b.. Na quinta carr., siga tecendo 2 p.a., 2 corr. e 2 p.a. sobre o mesmo conjunto de base. Depois faça 9 corr. e 1 p.b., conforme o gráfico. Então 1 corr. e 8 p.b. voltando sobre a última alça de 9 corr. Em seguida faça mais 9 corr. e 1 p.b., e volte com 1 corr. e 8 p.b.. Repita mais 3 vezes esse conjunto, depois faça 3 corr. e siga para o próximo leque de p.a.. Continue subindo conforme com o Gráfico até atingir a altura de 1m, quando vamos deixar espaço para as cavas.

Nesta etapa, faremos o ombro direito com 14cm de largura, mantendo o mesmo ponto. Faça reduções para o decote e mantenha reto na cava, conforme o molde. Em seguida o ombro esquerdo. Por fim, complete o alto das costas, subindo mais 20cm. Faça a costura sobre os dois ombros e vamos partir para as mangas.

Para tecer a manga, vamos usar o mesmo ponto do Gráfico, iniciando com 64 corr. e 1 p.bxmo. para fechar o círculo. Suba em carr. circulares até atingir 43cm e arremate. Em seguida, inicie com 44 corr. uma faixa de 40cm de comprimento seguindo o mesmo Gráfico. Essa faixa costurada na manga é o que vai conferir o efeito flare, mais largo próximo à mão. Costure a manga na cava e siga novamente a instrução para a segunda manga.

Acabamento – Faça mais uma faixa, começando com 44 corr.. Siga o Gráfico em carr. de ida e volta até completar 3,8m. Essa faixa deve ser costurada em toda a volta do cardigan, alternando 2 corr. e 1 p.b. na faixa e 2 corr. e 1 p.b. no cardigan. É ela que vai formar a gola no decote, e dar o caimento e também o comprimento total.

Artesã: Samara Varella

Produtos usados nesta receita

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login