Confira dicas incríveis que vão ajudar você a calcular o real valor do seu trabalho!
Quando o artesão começa a entrar nesse mercado, é normal surgirem dúvidas. Entre elas: quanto vale a hora de trabalho? Qual o valor ideal por mês que devo ganhar com a venda de artesanato? Como fazer a precificação da minha peça artesanal?
Essas dúvidas vêm ganhando cada vez mais importância no mercado do handmade. O valor de um trabalho não pode ser estipulado de qualquer forma, ou ser leiloado conforme a oferta do cliente. Alguns artesãos precificam o seu produto conforme o valor vendido pelo concorrente, outros, somam os gastos dos produtos e multiplicam por 3, porém, ambas precificações são imprecisas.
Qual é o valor da hora de trabalho? O quanto gostaria de ganhar por mês com a produção das suas peças? Essas são perguntas que você deveria considerar e refletir ao estipular um valor/hora para o seu trabalho.
Segundo o SEBRAE, “Salário do artesão: o preço do artesanato deve incluir o salário do artesão. É necessário considerar esse valor, pois, caso o contrário, será considerado apenas o valor referente às horas de produção e, no entanto, existem horas dedicadas à compra de matéria-prima, capacitação, presença em feiras e outras atividades.”.
Suponhamos que você deseja ganhar R$ 1.500,00 por mês com a venda de peças de crochê. Para saber quanto vale o seu valor/hora faça o seguinte cálculo:
Você trabalha 6 horas por dia (com a produção e horas dedicadas em outros afazeres), 5 dias por semana (6 horas x 5 dias = 30 horas por semana). Vamos pensar que no mês temos 4,3 semanas, então 30 horas x 4,3 semanas ≅ (aproximadamente) 130 horas trabalhadas por mês. Agora, faça o seguinte cálculo para saber o valor da sua hora: R$ 1.500,00 ÷ 130 h = R$ 11,53. Sendo assim, sua hora vale R$ 11,53.
Agora que você já sabe como calcular o valor da sua hora de trabalho, vamos calcular o custo do produto. Confira mais um exemplo:
Para fazer um sapatinho de bebê de crochê, você comprou 2 novelos de Anne 65 e cada novelo custa em média R $3,00, seu gasto com material foi R$ 6,00. Suponhamos que você levou 2 horas para a produção do sapatinho. Sendo assim, calcule: 2h x R $11,53 (valor da sua hora) + R$ 6,00 (gasto com material) = R$ 29,06 (valor referente ao custo do sapatinho).
Logo depois, vamos pensar no percentual de lucro calculado por cada produto. Partindo do exemplo que a sua margem de lucro é de 20%. Então, R$ 29,06 (custo do produto) x 20% (margem de lucro) ÷ 100 = R$ 5,80 (lucro). Sendo assim, para calcular o valor final do produto: R$ 29,06 (custo do produto) + R$ 5,80 (margem de lucro) = R$ 34,87.
Se você pegar o seu salário de R$ 1.500,00 e dividir pelo valor de 1 sapatinho R$ 34,87, para atingir o valor mensal do salário terá que produzir o total de 44 sapatinhos por mês ou aproximadamente 10 sapatinhos por semana (5 dias úteis).
Para precificar o seu trabalho, é importante também considerar quais os custos fixos que você possui. Assim: “Consistem nos custos envolvidos na produção e no funcionamento da empresa e ocorrem independentemente da quantidade produzida e do volume de vendas. Exemplo: aluguel, internet, luz, telefone etc.”. (SEBRAE, 2014).
De acordo com o SEBRAE, Custo Variável pode ser definido como “os custos relacionados ao volume de produção e de vendas, ou seja, o custo é variável conforme a escala produtiva e de vendas. Exemplo: matéria-prima, insumos de acabamento, embalagens e outros.”.
É sempre bom dar aquela espiadinha na concorrência para analisar o mercado e averiguar se o valor do seu produto está dentro da margem do valor praticado no setor. Contudo, em alguns casos, a concorrência consegue vender o produto mais barato por diversos motivos, como o uso de matéria-prima mais barata, produção em larga escala ou precificação errada. Por isso, esteja atento: isso não quer dizer que você tem que baixar o valor da sua mercadoria.
“Formar preços sem saber se será suficiente para arcar com os custos mínimos é uma iniciativa que pode gerar prejuízos...” (SEBRAE, 2014).
A chave do negócio é agregar valor ao seu produto. Especifique por meio de uma tag ou etiqueta que o produto adquirido é produzido artesanalmente, com matéria-prima de qualidade e em pequena escala.
Além disso, outra maneira de agregar valor é citar a linha e a marca que utilizou na produção. Se o produto for exclusivo para cada cliente, é bom fazer o destaque na peça. Fique atento às tendências do mercado, lançamentos e ao design. E por último, mas não menos importante, não esqueça que um bom relacionamento com o cliente pode garantir fidelidade e recomendações.
“A percepção de valor em um produto ou serviço não é universal, dificultando o desenvolvimento de ações para o cliente perceber o valor de uma peça. Cada pessoa valoriza um aspecto do produto. No entanto, existem elementos que contribuem para o aumento da percepção geral: embalagem, utilidade do produto, serviços agregados, visibilidade e outros.” (SEBRAE, 2014).
Agora que você já sabe como calcular o valor da sua hora de trabalho e como precificar seus produtos feitos à mão, é só colocar em prática! Fique atento a todas as dicas que preparei para você e mão na massa. Desejo que muito sucesso e muitas encomendas.
Com carinho, Bruna Szpisjak!
Fonte: Precificação do artesanato.
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