: : : para nossos 80 anos

Blog

31 de janeiro de 2019

Venha conhecer como são feitos nossos fios!
Nos tantos momentos que você passa nos armarinhos, escolhendo os fios para seus projetos, você já parou para pensar como os novelos são feitos? O processo ainda é um mistério? Então vamos matar um pouco da sua curiosidade com este post! Para que o produto chegue a suas mãos, há um longo processo, que iremos resumir rapidamente aqui.

 

Fiação e tinturaria


Tudo começa quando o algodão em plumas chega até a fábrica da Círculo. A matéria-prima passa por processos de limpeza, estiramento e torção. Primeiro, ele é transformado em uma manta, que é afinada até virar uma fita, um pavio e, finalmente, um fio.

algodão na produção

Para que você entenda bem como a produção funciona, iremos utilizar o Charme como exemplo. Cada fio da Círculo é formado por vários mais finos que são torcidos juntos. No caso do Charme, são 5 cabos de espessura 8 que, juntos, formam o fio. Na primeira parte deste processo, os cinco cabos são unidos e transformados em cones. Cada vez que o fio de um deles acaba, ele é emendado a outro fio por meio de um nó de tecelão, para que se alcance a metragem necessária do cone. O nó de tecelão é uma emenda específica, pequena, porém forte, que garante que o fio não irá arrebentar. Além disso, ele se esconde entre os pontos quando você confecciona peças de tricô ou crochê.

Depois de unidos, os cinco cabos de Charme serão torcidos em outra máquina, para que fiquem bem juntos, da forma que você encontra quando compra o produto no armarinho. Com os cabos unidos, os fios destes cones são transferidos para meadas menores, de onde seguem para o processo de mercerização, processo que dá brilho ao fio.

Eles são, então, tingidos ou estampados, no caso das cores mescladas. Para retirar o excesso de corante, o fio é lavado e amaciado, para então pela centrífuga e pelo secador. Os únicos fios que não passam pelo tingimento são os da família Natural, que são apenas lavados e, dependendo da linha, amaciados.

O próximo setor é o de acabamento, em que o fio ainda é revisado pelo controle de qualidade, que fica atento a problemas que possam ter acontecido durante os processos anteriores.



 

Nó de tecelão


Agora é só embalar, certo? Bem, não é tão fácil assim. Primeiro as meadas precisam ser unidas, mais uma vez com o nó de tecelão, até formar grandes cones. Aqui, novamente, há o trabalho do controle de qualidade para observar a quantidade e a qualidade dos nós feitos pelos operadores. É a partir dos cones que uma máquina específica, a noveleira, irá enrolar os fios para criar os novelinhos que tanto amamos. Ela enrola o novelo e corta o fio assim que ele atinge o peso e metragem em que o Charme é vendido. Por vezes, o cone acaba antes do final do novelo e, mais uma vez, o nó de tecelão entra em ação.

A última fase do controle de qualidade acontece aqui, para verificar se os novelos estão saindo com o peso e metragem corretos. Além disso, há o padrão de levar ao mercado produtos que tenham até duas emendas por novelo, o que é checado de forma aleatória neste momento. Caso você encontre algum produto nosso que esteja com um número maior de nós, basta entrar em contato com o nosso SAC pelo nosso site, redes sociais (Facebook e Instagram) ou ligar para 0800-648-2966 para resolver a situação.

Novelo de Charme na produção

Os fios vão ao mercado


Finalmente, os novelos são embalados, estocados e distribuídos para clientes de todo o Brasil. Ufa! Depois de tantos processos, maquinário e colaboradores envolvidos, você vai poder escolher suas cores favoritas no armarinho e começar a tecer o projeto dos seus sonhos. Com técnica e talento, você é quem finaliza a jornada do fio, tecendo arte a partir dele.

Gostou de conhecer um pouco de como são feitos os nossos fios? Você tinha ideia de que havia todo este trabalho para que produto chegasse até você? Não deixe de responder essas perguntas nos comentários e nem de compartilhar suas criações nas redes sociais pela #semprecirculo.

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login