: : : para nossos 80 anos

Blog

05 de julho de 2018

Se você não sabe o fio certo para reproduzir uma receita americana, este post é para você
Vocês, como nós, costumam buscar receitas ‘gringas’ de crochê e tricô? Então certamente já tiveram dificuldade em encontrar quais linhas nacionais podem substituir as indicadas para essas receitas. Isso porque muitos sites seguem a tabela de espessuras americana - que classifica as linhas com nomes com fingering, bulky, super bulky - e ela não faz muito sentido para nós, que estamos mais acostumados a nos perguntar: “Qual a TEX da linha?”.



E daí o que fazemos? Chutamos pelo número da agulha sugerida, para no meio do trabalho descobrir que o resultado não está ficando parecido com a receita? Nãããão!






Existe uma forma (que não é difícil) de encaixar nossas linhas brasucas nessa tabela e é isso que vamos ensinar agora pra vocês. Mas antes precisamos explicar o que significa a sigla WPI, pois ela tem relação direta com esses nomes!






O que é WPI?


WPI é uma sigla para Wraps per Inch, que traduzindo para o português seria Voltas por Polegada. Ela é uma medida que nos fala muito sobre a espessura da linha, já que representa quantas voltinhas de linha precisamos fazer para atingir uma polegada.



Como saber o WPI de uma linha?


O mais legal é que não precisa de nenhuma conta mágica para achar esse número. Tudo o que você precisa é uma régua com marcação em polegadas e uma amostra da linha que você quer medir, daí é só enrolar a linha e contar quantas voltas foram necessárias para atingir uma polegada (aproximadamente 2,5cm). O número de voltas é o WPI da linha! Simples assim!


Você vai notar que fios mais grossos precisam de menos voltas para atingir uma polegada - portanto tem um WPI menor - enquanto fios mais finos precisam de mais voltas - e terão um WPI maior.






Relação entre WPI e Tabela de Espessuras Americana:



Lembram que falamos ali em cima sobre os nomes esquisitos da tabela americana, então, essa classificação em nomes é feita a partir do WPI. As linhas chamadas Super Bulky, por exemplo, têm WPI entre 5 e 6, já as linhas classificadas como Fingering tem WPI por volta de 14. Isso quer dizer que, sabendo o número de voltinhas que uma linha precisa dar para atingir uma polegada, nós podemos encaixá-la nessas categorias da tabela americana - e assim substituir as linhas gringas por linhas nacionais para executar aquela receita dos sonhos!



Ok… Mas onde encontrar essa tal tabela, com os nomes e o respectivo WPI?


Aqui mesmo! É claro que a gente não ia fazer um texto sem deixar vocês com uma tabela bem explicadinha, né? E ela ainda vem com alguns exemplos de algumas linhas da Círculo já encaixadas nas suas devidas categorias!




 

- E se a minha régua não tiver a mesma largura que a de vocês? Não vai dar diferença no número de voltas?
Na verdade não. Porque o importante é quantas vezes a linha fica ‘um fio do ladinho do outro’ para fechar uma polegada. Na imagem abaixo enrolamos em uma régua e em um lápis para exemplificar. Dá o mesmo número de voltas, viram?




A linha Cupcake Maxi Tie Dye deu o mesmo número de voltas nos dois objetos (foto: casalcroche.com.br)



A linha Cupcake Maxi Tie Dye deu o mesmo número de voltas nos dois objetos (foto: casalcroche.com.br)


- E se eu tensionar demais, ou de menos a linha na hora de enrolar?
Isso pode dar alguma diferença, o ideal é não tensionar muito, mas vai ser coisa de meia volta, não chega a interferir muito na conta.


- Já vi algumas tabelas gringas que começam da categoria Lace. Elas estão corretas?
Na verdade, existem “macro categorias” em algumas tabelas disponíveis na internet, que colocam vários tipos de linha na mesma categoria. Algumas dessas tabelas classificam todas as linhas que tem mais de 14 WPI como lace - isso dificulta um pouco as coisas na hora de fazer a substituição, mas daí podemos nos apoiar no tamanho de agulha indicado para ajudar. Na nossa tabela incluímos os nomes Baby e Cobweb, conforme aparece nas tabelas mais completas.


E aí? Já conheciam essas informações? Gostaram de saber? Esperamos que seja útil para todo mundo!


Um grande abraço,


Diego Perotto e Gabriela D’Andrea - @casalcroche


Acesse o site clicando AQUI





Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login