: : : para nossos 80 anos

Blog

08 de janeiro de 2019

Saiba como começar o ano aprendendo crochê!
O ano novo se inicia cheio de esperanças e promessas. Que tal aproveitar a energias que favorecem começos para iniciar um novo hobby? O crochê é uma arte manual maravilhosa, versátil e que permite que mesmo os iniciantes já possam confeccionar peças de moda ou de decoração. Passe já no armarinho, garanta linha, agulha e mãos à obra!

Os primeiros pontos

O primeiro passo é treinar os passos mais básicos do crochê: correntinha, ponto baixo, ponto alto e ponto baixíssimo. Integrante do Time de Artesãos da Círculo, a professora Bruna Szpisjak recomenda que quem vai iniciar suas aventuras no crochê escolha o fio Duna e agulha 3mm para praticar. “O Duna possui torção uniforme, mais fechada e firma. Além disso, é mercerizado, o que o torna mais sedoso. Essa escolha garante conforto, estabilidade e segurança ao tecer”, explica. Outra dica dela é que você escolha fios com cores claras, pois elas facilitam enxergar os pontinhos que você confecciona.

Vamos aos pontos?

Ponto baixo

Entre os pontos mais essenciais está o baixo. Você pode iniciar praticando este ponto, que também é muito utilizado por quem faz amigurumi. Se você tem interesse nesta arte, tem mais um motivo para pegar já a agulha e começar a praticar. No vídeo, você também aprenderá a tecer as correntinhas – fundamentais para que você possa iniciar praticamente qualquer trabalho em crochê.

 

Ponto alto

Um dos básicos mais utilizados, tanto na moda quanto na decoração. Você também o utilizará para tecer peças que tenham o desenho de leques ou para poder confeccionar outros pontos. Um exemplo desses é o ponto pipoca, que une pelo menos três pontos altos juntos para formar um alto relevo. Viu como ele é importante?

Usado o principalmente para fechar carreiras de trabalho sem criar relevos, o ponto baixíssimo também tem a sua importância. Vale a pena praticar para poder utilizá-lo sem qualquer tipo de problema quando for tecer uma peça.

 

Animado para começar? Depois de praticar em amostras, inicie peças simples. Não sabe que peça escolher? Nós te ajudamos! Aqui, você encontra quatro receitas que apresentam o nível de dificuldade indicado para iniciantes. Com elas, você vencerá o seu primeiro desafio no mundo do crochê!

 

Manta chumbo



Esta peça foi confeccionada com Nórdic, mas você pode trocar por vários cabos de Barroco Maxcolor, caso o fio de algodão seja mais acessível. Lembre-se que, por ter espessura e torção diferentes, o Barroco dará um efeito diferente à peça. Ainda assim, o que vale aqui é praticar e não desanimar mesmo se a primeira peça não sair perfeita.

 

Vestido Maxcolor



 

Com um efeito de cores que lembra uma rede, este vestido exige saber apenas os pontos baixo, alto e baixíssimo. Aqueles mesmos que você estava treinando antes de iniciar uma peça. Aposte neste vestido para fazer sua primeira peça de moda e arrasar desfilando com uma peça feita por você mesma.

 

Regata Fashion Azul marinho



 

Se você prefere iniciar por uma peça menor, talvez esta regata confeccionada com o fio Fashion seja a sua melhor opção. Mais uma vez, você precisará apenas dos pontos básicos para dominar esta receita. Mais uma prova de que mesmo quem é iniciante pode criar peças handmade que dão muito charme a qualquer visual.

 

Trilho de mesa motivos florais



O fio recomendado pela artesã Bruna Szpisjak é a estrela principal deste trilho de mesa. Com ele, você aperfeiçoa seu crochê e ainda dá mais cor e vida à cozinha da sua casa. Surpreenda-se com o toque e o brilho deste fio!

Aposto que agora você já está muito mais empolgado para se aventurar no mundo handmade. Treine os primeiros pontos, confeccione as primeiras peças e não se esqueça de compartilhar tudo pela #semprecirculo!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login