: : : para nossos 80 anos

Blog

23 de março de 2020

Quarentena: 12 dicas para aproveitar seu tempo em casa!

Já não é novidade que estamos enfrentando uma pandemia. Pandemia significa que uma doença infecciosa conseguiu se espalhar para diversos lugares do mundo. No caso do coronavírus (COVID-19), em pouquíssimo tempo. Essa doença tem assustado a população mundial e, por enquanto, ninguém descobriu como parar esse vírus. Mas, apesar das incertezas, uma recomendação é unânime para evitar a propagação: quarentena.

 

Quando falamos em quarentena, estamos falando sobre isolamento social, distanciamento. Sem festas, abraços, beijos e saídas de casa que não sejam extremamente necessárias.

 

Não estamos falando também de um período exato de 40 dias. Diante da atual situação, uma quarentena pode durar mais ou menos tempo. Tudo irá depender de como o vírus seguirá se comportando no Brasil. E a nós só resta a espera, dia após dia, e em casa.

 

Nós sabemos, apesar de ser muito importante, a quarentena pode ser difícil. Esse momento delicado pelo qual estamos passando, e que não sabemos quanto irá durar, pode gerar ansiedade e bagunçar um pouco a nossa rotina.

 

Aos que não estão trabalhando e aos que estão trabalhando em casa, na modalidade home office, temos algumas dicas valiosas que farão você aproveitar muito melhor o seu tempo durante esse momento delicado.

 

Confira as nossas sugestões, coloque-as em prática o quanto antes e compartilhe esse post com seus amigos depois da leitura!

 

12 dicas para uma quarentena saudável

 

Aprenda uma técnica nova!

 

bolsa patchwork quarentena

 

Você é ótima em crochê, mas não manda muito bem no tricô? Ou, ama bordado, mas, nunca se imaginou trabalhando com patchwork? Que tal então aproveitar esse momento para se dedicar a uma nova técnica e se aperfeiçoar ainda mais como artesã?

 

Nosso canal no YouTube tem mais de 1.000 vídeos e nosso site mais de 6 mil receitas organizadas por técnicas e produtos.

 

Não deixa para amanhã o trabalho que você pode começar hoje nessa quarentena!

 

Organize seu armarinho particular!

 

organizar armarinho quarentena

 

Artesão que é artesão tem a casa cheia de materiais, não é verdade?

 

Pois essa é uma ótima oportunidade para organizar todos os seus produtos e acessórios.

 

Limpe o local em que costuma guardar seus fios com bastante álcool e organize seus materiais da forma que for mais fácil para encontrá-los depois. Você pode separá-los por nome, cor e até mesmo por composição.

 

Dica: chegou a hora de trazer os acrílicos mais para perto, agora que o outono já está aí.

 

Quantos aos acessórios, verifique tudo o que você tem e também o que está faltando em seu ateliê. Faça uma lista e vá repondo os materiais assim que possível. Nem só de agulha e linha vive o artesão.

 

Lembre-se de conferir se você tem colas, tesouras, marcadores de pontos, olhos de segurança, agulhas de tapeçaria, fios para bordado, etc.

 

Finalize aquela peça!

 

tapete e almofada terracota quarentena

 

Todo artesão tem aquela peça que por algum motivo ficou de lado, inacabada.

 

Pode ser que tenha faltado tempo, coragem, ou de repente a peça chegou a um estágio difícil demais e aí você acabou desistindo. Enfim, o importante é que a oportunidade de resolver essa situação está aí.

 

Esse é o momento ideal para retomar sua peça, finalizá-la e exibi-la por aí nas redes sociais, cheia de orgulho!

 

Aproveite as sobras!

 

aproveitar sobras de novelos na quarentena

 

O período atual é ótimo para finalizar peças inacabadas, mas também é incrível para criar novidades.

 

Que tal reunir todas as suas sobras de material e criar algo novo e útil?

 

Você pode fazer sousplats, tapetes, jogos americanos, tudo personalizado, de um jeitinho que só você vai ter.

 

Aproveite para divulgar o resultado de seus trabalhos nas redes sociais e inspirar suas amigas artesãs a fazerem o mesmo.

 

Organize seu mostruário!

 

 

Se você trabalha com encomendas, é possível que tenha um mostruário em casa. Acertamos?

 

Que tal rever tudo o que está guardado? Você pode etiquetar suas peças, lavá-las, colocá-las um pouquinho para tomar sol e até mesmo verificar se há algum arremate que acabou escapando.

 

Cuide de seus trabalhos, eles são o seu cartão de visitas.

 

Aproveite para renovar o mostruário e deixa-lo ainda mais completo. Você pode confeccionar alguma peça em uma nova cor, mais moderna, e também criar algo que você acha que está na moda, mas você ainda não tem em seu catálogo.

 

No mais, atente-se também a outras dicas importantes de bem-estar para essa quarentena. Confira abaixo:

 

Evite informações demais!

 

 

Pode parecer loucura, mas é sério. Evite sobrecarregar sua cabeça com excesso de informações desnecessárias. É muito importante saber das novidades em relação ao momento, mas todas as notícias atualmente são sobre o coronavírus: nos jornais, na tv, nas rádios e nos computadores e celulares.

 

Ficar o dia inteiro consumindo essas informações mais atrapalha do que ajuda, porque isso nos causa ansiedade. E a ansiedade traz diversos prejuízos à sua saúde.

 

Mas aí, você deve estar pensando: “O que eu faço para continuar me informando, então?”.  Nossa dica é: escolha os veículos de sua confiança e separe um momento do seu dia para consumir notícias. Busque ler sobre assuntos variados! Parece impossível, mas não é.

 

Lembre-se: não se deixe levar por infinitas reportagens que só dizem a mesma coisa. Delimite um tempo para se informar e depois siga normalmente com seus outros afazeres. Que tal uma hora para acompanhar as notícias do dia?

 

Ah, cuidado com as fake news! Tem muita gente por aí dizendo coisa que não é verdade sobre essa doença, principalmente nas redes sociais. Busque notícias de confiança, principalmente se for compartilhar com seus amigos!

 

Estabeleça uma nova rotina!

 

 

Sua rotina está bagunçada, nós sabemos. Mas, isso não quer dizer que você não possa se adaptar e criar uma nova rotina.

 

Se você trabalha em casa, talvez seja mais fácil. Grande parte do seu dia será ocupada pelas demandas do trabalho.

 

Algumas dicas:

 

  • Aproveite para dormir até um pouco mais tarde, já que não precisará sair. Ou use o tempo de sobra para alguma atividade que te ajude a despertar: exercícios, leitura, etc.;
  • Estabeleça um horário para levantar;
  • Tome seu café da manhã como de costume;
  • Tome um banho ou troque de roupa, mas não fique de pijama;
  • Tenha um local em sua casa para trabalhar tranquilamente, nada de ficar em cima da cama;
  • Faça suas pausas para cafés e almoços, é importante espairecer.

 

Para você que não está trabalhando, continue acompanhando nosso post, temos mais dicas perfeitas para você!

 

Cuide das tarefas domésticas

 

tarefas domésticas na qurentena

 

E aqui não estamos falando do básico. Claro que você vai se lembrar de cuidar da louça e da roupa para lavar.

 

A ideia é aproveitar a necessidade de manter sempre a casa limpinha pra cuidar daquele local que está precisando de uma arrumação faz tempo, mas que você nunca tem tempo de sobra para se dedicar.

 

Limpe as janelas, arrume aquele quartinho da bagunça e seu guarda-roupas, organize seus novelos e acessórios e higienize suas agulhas.

 

Não precisa fazer tudo em um dia só. Organize um cronograma e faça um pouquinho a cada dia, com certeza o tempo passará muito mais rápido e você ganha um ambiente muito mais saudável para você e sua família.

 

Drible a solidão!

 

solidão no período de quarentena

 

Você não está sozinho! Parece que sim, mas tem muita gente passando pela mesma situação que você.

 

E o que nós temos de mais positivo em meio a todo esse cenário, com certeza é a tecnologia. Use e abuse das ligações em grupo, chamadas de vídeo e mantenha-se em contato com a família e seus amigos.

 

Mesmo distantes vocês podem dar um jeitinho de se manterem conectados e sempre por perto.

 

Dedique-se a algo que gosta!

 

amigurumi mágico

 

Que tal aproveitar o tempo livre para se dedicar a algo que gosta e que nunca teve tempo ou oportunidade de fazer?

 

E não estamos falando só de artesanato, não. É claro que você também pode aproveitar para terminar aquela peça que ficou pra trás, ou começar a aprender a fazer amigurumis. Que tal?

 

Mas nosso incentivo é para que você expanda seus horizontes!

 

Nesse sentido, você pode começar a cozinhar, meditar, ler um livro, assistir a filmes variados e ouvir podcasts.

 

Com certeza são alternativas muito mais legais do que ficar só vendo TV ou navegando sem propósito pelas redes sociais.

 

Não fique parado!

 

exercícios na quarentena

 

Aproveitando que acabamos de falar sobre se dedicar a coisas novas e fazer algo diferente e que você goste, por que não começar a estudar algo novo?

 

A internet está cheia de conteúdo gratuito para que você possa aprender coisas nossas nesse momento.

 

Adquira conhecimento e mantenha sua cabeça em movimento.

 

Tá, mas e o seu corpo? Esse também precisa se movimentar, com certeza!

 

Se você tem o hábito de frequentar a academia, com certeza está sentindo falta de exercícios. Se não tem, essa é uma ótima oportunidade para começar.

 

Existem vários aplicativos de exercícios e vídeos na internet que você pode utilizar para começar a se exercitar em casa, tudo com o peso do próprio corpo, sem precisar de nenhum equipamento especial.

 

Experimente e sinta a diferença! Você vai se sentir muito mais relaxado, feliz e pronto para viver todos os dias com muito mais alegria!

 

Alimente-se bem!

 

alimentação saudável na quarentena

 

A alimentação é um ponto importantíssimo durante essa quarentena. Apesar de ficarmos ansiosos, lembre-se de que você não precisa comer o dia inteiro e muito menos ficar abrindo e fechando a porta da geladeira toda hora, principalmente se estiver em busca de besteiras.

 

É primordial que nossa alimentação durante esses dias inclua muitas verduras, legumes e frutas. Tudo para que nossa imunidade fique alta e possamos nos mantar saudáveis. É importante ressaltar que uma boa alimentação não impede uma possível contaminação pelo coronavírus. Mas, uma pessoa saudável, com certeza, terá uma recuperação muito mais rápida.

 

Por último, mas não menos importante: alimente-se bem e beba muita água.

 

A água faz muito bem para todo o corpo, mas nós temos uma tendência a esquecer de nos hidratarmos. Tenha sempre uma garrafinha ao seu lado.

 

Utilize a #

 

Lembre-se de que nós estamos nessa quarentena com você e queremos que esse período chegue ao fim o quanto antes. Mas, enquanto as coisas não se normalizarem, saibam que vocês podem contar com a gente!

 

Nossos canais digitais estão funcionando normalmente e sendo atualizados todos os dias. São vídeos e receitas gratuitas para que você aproveite seu tempo em casa da melhor forma possível!

 

Toda vez que confeccionar algum trabalho com nossos produtos, compartilhe com a gente!

 

É só utilizar a #semprecirculo no Facebook e no Instagram.

 

Faça sua parte, lave muito bem as mãos, cuide-se e fique em casa!

 

Gostou das nossas dicas? Comente aqui embaixo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login