: : : para nossos 80 anos

Blog

21 de julho de 2015

Projeto sustentável para a moda brasileira
Fazer moda de maneira inteligente, responsável, agregando valor ao produto e às práticas para seu desenvolvimento sustentável, são algumas das propostas que integram a programação do InspiramaisSalão de Design e Inovação de Materiais - que chega à sua 12ª edição levando as principais inspirações da próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Inverno 2016 aconteceu nos dias 08 e 09 de julho das 09 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca.

Entre os projetos apresentados, está o “Saberes Manuais um fazer coletivo que tem como objetivo reverter um mundo que conhecíamos, um mundo sem poesia e conexões entre si, em um mundo em que redescobre-se o pertencimento e a essência ajustando e adaptando-se as mudanças, e que nos fazem repensar completamente o cenário em que habitamos e como dialogamos com ele.

Um remix entre vocações manuais e preservação de técnicas produtivas, design, indústria, baixa e alta tecnologia, materiais residuais e novas aplicações, ressonância e permanência.

O trabalho começa com a pesquisa de comunidades que tenham sabedorias instaladas e que possam desenvolver de forma artesanal componentes para a indústria de confecção e calçadista. A essas comunidades, são propostos o uso de materiais naturais e residuais. O trabalho é coordenado pelo estúdio de design catarinense Ratorói, espaço criativo de inovação e desenvolvimento sustentável, localizado em Jaraguá do Sul, SC.

Nessa edição a iniciativa deu voz a memória Guarani e sua artesania, ao artesanato têxtil e aos pontos cuidadosos de crochê feito por mulheres habilidosas, estimulando o empreendedorismo. A sustentabilidade exercida de formas múltiplas, todas a um tempo só.

Apontando caminhos que tragam mais valor e benefícios as pessoas, aos negócios, aos parceiros e ao entorno, a iniciativa acredita que as empresas que buscam fazer a diferença em seus processos, produtos e serviços, são as que, no final das contas, acabam tendo um desempenho melhor e mais lucrativo.

Comunidades participantes:

Comunidade Indígena Guarani de Barra do Sul e Das Catarinas, SC.
Artefatos com taquara e aparas de malha.

Associação Mulheres do Frei, Palhoça, SC.
Crochê com fio de algodão sustentável, sem adição de alvejantes ou tingimentos químicos.

Cooperativa Fios e Flores, Joinville, SC.
Aproveitamento e artesanato têxtil.

Confiram fotos:

Comunidade Fios e Flores de Joinville, SC

Comunidade Indi¦ügena Guarani de Barra do Sul e Das Catarinas_tramas1

Comunidade Mulheres do Frei, Palhoc¦ºa, SC_1

IMG_1993

IMG_2039

Proto¦ütipo realizado pela Le Chaussure em parceria coma Ratoro¦üi

Proto¦ütipo realizado pela Le Chaussure em parceria coma Ratoro¦üi2

Proto¦ütipo realizado pela Azille¦é em parceria com a Ratoro¦üi_4

Sapatos feitos com BARROCO!


Incrível, né?! Nós adoramos!


Um abraço,


assinatura blog

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login