: : : para nossos 80 anos

Blog

30 de maio de 2017

Não esqueça de se alongar
Fazer artesanato é uma delícia. Você nem sente o tempo passar quando está entretida e, por muitas vezes, acaba passando horas a fio entre linhas e agulhas. É neste tempo contínuo de trabalho que está o problema. Os movimentos repetitivos que fazemos ao tricotar, bordar, crochetar ou executar qualquer outro tipo de trabalho manual sem tomar qualquer tipo de cuidado podem trazer consequências. O médico Rodrigo Marafiotti Gonçalves ressalta que é muito importante fazer pausas no trabalho para aliviar a tensão do corpo. “É o que chamamos de pausa para recuperação de fadiga. Essas pequenas pausas não vão interferir no rendimento do trabalho e irão prevenir problemas que o artesão poderia ter no futuro”, afirma.

crochê

Ele recomenda intervalos de dois minutos a cada 15 minutos de trabalho. Neste momento, deve-se alongar os dedos, punhos, cotovelo, ombro e pescoço. “A tendência de quem trabalha com artesanato é de fazer uma flexão acentuada da coluna cervical, o que pode causar dores no pescoço e trapézio. Então é preciso fazer repouso e também rodar o pescoço para alongar”, aconselha. Outro ponto de tensão para quem faz artesanato é a região lombar da coluna. O médico explica que ficar muito tempo sentado causa no organismo uma reação natural: a contração da musculatura da área. Para aliviar a tensão lombar, você pode fazer alongamentos – como tentar encostar as pontas dos dedos no pé – ou compressas quentes. O alongamento não previne apenas dores, mas também doenças que podem acontecem entre artesanato, como tendinites de ombro, bursite de ombro, inflamação do cotovelo e punhos. Todo caso de dor persistente deve ser comunicado a um clínico geral ou ortopedista.

alongamento

Se, além dos alongamentos realizados em casa, você deseja fazer alguma atividade física, Dr Rodrigo recomenda hidroginástica, pilates ou musculação com a supervisão de um profissional de educação física. São atividades que irão alongar e fortalecer o corpo. Previna-se. Pense que de nada vale passar horas produzindo peças lindas se no futuro você vier a sofrer com doenças causadas pelo excesso de movimentos repetitivos e má postura. Faça as pausas e se alongue para poder continuar com seus trabalhos manuais sempre.

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login