: : : para nossos 80 anos

Blog

25 de abril de 2019

Macramê: conheça uma das técnicas mais manuais do artesanato
Talvez uma das formas mais manuais do artesanato, de fato, seja o Macramê. Essa técnica consiste em um formato de tecelagem manual, que não utiliza de nenhum tipo de acessório ou ferramenta, como agulhas ou máquinas. No Macramê, os dedos trabalham cruzando fios e fazendo nós, gerando cruzamentos geométricos e franjas que fazem toda a diferença em trabalhos de moda e decoração.

Veja só alguns trabalhos feitos com a técnica:

macramê

macramê

macramê

macramê

macramê

Quer confeccionar uma dessas peças? É só clicar na imagem para ter acesso à receita!


Tipos de Macramê


O macramê tem duas formas bastante conhecidas de trançado: o ponto "Festonê" e o ponto "Nó Duplo". No primeiro, dois fios são usados: um esticado e o outro enlaçado, formando nós; no segundo, três fios são usados: um esticado no meio e os outros dois enlaçados, formando nós.

Origem do Macramê


Esta é uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. Devido à habilidade que o artesão precisa ter e pela delicadeza do trabalho final, essa técnica ainda é muito apreciada, até hoje.

Material para Macramê


Não existem regras quando falamos de trabalhos manuais. Os artesãos são livres para utilizar os materiais que mais gostarem. Mas, é claro que existem alguns fios que são mais indicados e que oferecem um acabamento esteticamente mais bonito do que outros.

O Barroco, por exemplo, é um fio mais espesso, que fica muito bem quando aplicado no Macramê destinado à decorações de tamanhos maiores.

Já quando o assunto é moda, decorações mais delicadas e até mesmo acabamentos, a Círculo tem um fio específico para Macramê, você sabia? O Monalisa possui delicadeza, espessura e caimento leve, ideais para a técnica.

São 31 cores na cartela e mais 3 tonalidades neon que vão trazer mais energia e vida para seus trabalhos.

macramêAplicação do Macramê


Atualmente, o Macramê tem sido muito utilizado para a produção de porta-vasos e flâmulas na decoração.

Abaixo, você poderá conferir um vídeo de um barrado em toalha, confeccionado pelo artesão Oscar Menezes com o fio Monalisa. Os barrados são muito versáteis, já que podem ser utilizados para tudo, inclusive coletes, saias e barras de vestidos.

Gostou? Então olha só esse outro vídeo de uma peça decorativa que também fica ótima com a técnica do Macramê. O artesão Oscar Menezes te ensina a fazer uma belíssima flâmula. Decore espaços variados com muito estilo e melhor ainda: diga que foi você quem fez!


Utilize a #


Deixe a sua imaginação fluir e use a técnica para fazer bordas de abajures, almofadas, roupas, cachepôs, tapetes, pulseiras, cestas, redes e o que mais você quiser.

Aproveite as inspirações para criar muitas peças diferentes com esta técnica linda e elegante.

Lembre-se de compartilhar tudo com a gente utilizando a #semprecirculo.

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login