: : : para nossos 80 anos

Blog

27 de setembro de 2018

Inspiração: nosso time dá dicas de onde você pode buscá-la!
Um dos maiores desafios para quem trabalha com artes manuais é criar suas próprias peças. Há muitas vezes em que a inspiração parece fugir e é possível ficar dias sem sequer saber por onde começar. Por isso, reunimos neste post algumas dicas de professores do nosso Time de Artesãos, que contam de onde eles tiram inspiração no momento de criar peças.

Mateus Moraes


Mateus-Moraes inspiração

Para Mateus, falar de inspiração é algo muito particular e singular. “Estamos falando de algo interior, intangível e que brota da nossa alma”, destaca. Uma fonte de pesquisa que ele considera excelente é o Ravelry: uma rede social em que artesãos de todo o mundo compartilham inspirações e receitas. Ele conta que por lá, consegue se comunicar com artesãos especialistas em tricô e crochê, além de ter acesso a receitas gratuitas e pagas. “No Ravelry, podemos nos aprofundar mais sobre o universo handmade, encontramos designers maravilhosos, com técnicas simples e sofisticadas”, completa. A receita de Mateus para estar sempre inspirado é: observar o cotidiano e pesquisar crochê e tricô nesta rede social.

 

Neddy Ghusmam


Neddy-Ghusman inspiração

Clique aqui para ir ao canal do Neddy

As memórias antigas de infância, de quando se apaixonou pelo crochê, são muito fortes para Neddy. Já contamos a história do professor AQUI no blog, de quando ele aprendeu os primeiros pontos de crochê com a mãe, que fazia barrinhas nas fraldas do enxoval das irmãs.

Hoje, as lembranças se misturam com pesquisas de tendências que Neddy faz pela internet. “Busco principalmente inspiração no crochê feito no Peru, Venezuela e México, três países riquíssimos em técnicas diferentes e artesãs que possuem canal no Youtube com conteúdo vasto”, revela. Outra fonte de inspiração é o Pinterest. Já falamos sobre esta rede social em outro post. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a rede de compartilhamento de imagens. Ah, e não deixe de seguir o perfil da Círculo na Pinterest! CLIQUE AQUI para conferir!

 

Marie Castro


Marie-Castro inspiração

Clique para ir ao canal da Marie

Outra fã do Pinterest é a artesã Marie Castro. Ela explica que no momento de fazer suas pesquisas, tenta fugir de referências óbvias ou que já venham do próprio artesanato. Por exemplo, ao invés de procurar por “crochet boho”, procura apenas por “boho”. Isso faz com que mais referências visuais e inspirações apareçam. Desta forma, a pesquisa se amplia, mais resultados aparecem e fazem a imaginação ir mais longe. Marie dá ainda mais três dicas para que você possa buscar inspiração em todos os lugares:

- Filmes, séries e peças de teatro podem ser fonte de inspiração - seja por meio de uma escolha de cartela de cores ou do estilo de uma época. Tente tirar o máximo de referências visuais desses tipos de produções artísticas;

- Visite um armarinho sem grandes pretensões, apenas para pesquisar a gama de materiais disponíveis no mercado e cores. Caso você não consiga ir até lá, dê uma olhada no catálogo de produtos no site da Círculo. Você pode pesquisar pelo artigos e pelas cores para combinar!

- Abra seu guarda roupa e tente entender que tipos de recortes, cores e texturas você mais usa. Isso vai ajudar bastante a buscar informações úteis para seus próximos projetos. Analisando seu estilo pessoal fica mais fácil de acertar o resultado da peça e criar algo que você usará inúmeras vezes!

E você, onde busca inspiração? Conte pra gente nos comentários! Não esqueça de compartilhar as suas criações pela #semprecirculo.

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login