: : : para nossos 80 anos

Blog

23 de outubro de 2018

Este post é para você, que quer ensinar artesanato pela internet
A internet hoje é um meio de comunicação, um local de compra, venda e facilitação de operações e uma plataforma para compartilhar conhecimento – entre tantas outras funções. É por ela que muitos artesãos aprendem e ensinam artes manuais, dão dicas, auxiliam colegas em seus trabalhos e, muitas vezes fazem do ensino profissão. Se também é seu sonho viver de artes manuais na internet, preste atenção nestas dicas da artesã Marie Castro. Ela passou algumas recomendações tanto para videoaulas quanto para as demais redes sociais.




 










Visualizar esta foto no Instagram.























 

Uma publicação compartilhada por Marie Castro (@mariecastrodiy) em







Videoaulas


Preparação


“É importante que o aluno consiga ouvir sua voz claramente e enxergar os pontos de forma nítida. Por isso, providencie um ambiente bem iluminado, sem poluição visual e sonora para gravar seus vídeos. Outra dica é escrever em um papel a receita da peça antes de começar a gravar. Sublinhe as partes em que os alunos terão mais dificuldades e passe um tempo maior explicando com o maior número de detalhes possível. Dê closes bem fechados nessas etapas para maior entendimento”, aconselha.

Execução


“Fale de forma concisa e objetiva. Tente não prolongar muito seu discurso para informações que não tenham diretamente a ver com a peça ou técnica ensinada. Procure trabalhar com fios claros, pois fios escuros podem confundir o aluno dependendo da qualidade do vídeo e iluminação”

Dicas extras


- Estabeleça uma conexão próxima com os seus alunos e sempre pergunte quais tipos de conteúdo eles gostariam de aprender através dos vídeos. Assim, você tem mais chances de atingir o conteúdo que eles estão precisando e procurando no momento.

- Faça um manual de pontos para iniciantes. Sempre tem alguém novo procurando esse tipo de conteúdo na internet e você tem grande chance de atrair novos seguidores dessa forma.

 

Internet e redes sociais






 










Visualizar esta foto no Instagram.























 

Uma publicação compartilhada por Marie Castro (@mariecastrodiy) em







A primeira dica de Marie é: faça um blog. Lá, você concentra todas as informações do seu trabalho, incluindo os seus vídeos e até receitas escritas que possa disponibilizar gratuitamente.

O Instagram e o Facebook são duas ferramentas poderosas e que devem ser atualizadas com frequência. “No Instagram, tente postar nos Stories o andamento dos seus projetos. Com isso, os seguidores ficarão mais curiosos sobre a nova peça ou técnica que você ensinará”, recomenda. Outra dica da Marie é desafiar os seguidores a criar peças dentro de uma temática. Isso promove o interesse deles pelos trabalhos manuais e cria uma comunidade ativa ao seu redor.

“Deixe um contato de e-mail para que os seguidores consigam entrar em contato com você com maior facilidade. Também é importante indicar seus fios e materiais favoritos. Não se esqueça de usar a hashtag #semprecirculo quando usar os nossos materiais”, lembra a artesã.

Mais dicas


No ano passado, Marie deu várias recomendações em vídeos que fez para a Círculo em comemoração do Dia Mundial da Internet. Eles continuam super atuais, então vale super a pena assistir!

 

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a tirar do papel o sonho de ensinar artes manuais pela internet! Compartilhe conosco as suas criações pela #semprecirculo.

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login