: : : para nossos 80 anos

Blog

22 de outubro de 2019

Como substituir fios? Aprenda a utilizar vários cabos!

Imagine que você quer muito confeccionar uma peça, mas não está conseguindo encontrar o fio indicado na receita. Você até tem um outro em casa, bem parecido, mas não sabe o que fazer para utilizá-lo de um jeito que não comprometa o resultado do trabalho que você quer fazer. Há um jeito bem fácil de substituir fios, você sabia?

Fique ligado neste post e aprenda a utilizar vários cabos na hora de seguir uma receita!

Como substituir fios?

Para substituir fios você pode utilizar mais de um cabo de fio para “transformá-lo” em outro. Porém, existem algumas regrinhas que você precisa saber antes de fazer isso, veja só!

Regras de ouro!

 

Composiçãosubstituir fios círculo

Imagine agora que você gosta muito de um fio, quer utilizá-lo, mas não encontra ele no mercado de jeito nenhum. O que você pode fazer? Encontre um fio que tenha a mesma composição que ele. Isso mesmo. Na hora de comprar o fio, além de buscar por uma cor específica, você precisa prestar atenção na matéria-prima que compõe o substituto. Se você está tendo dificuldades para encontrar um fio de algodão, procure outro fio de algodão também.

Tex

 

substituir fios círculo substituir fios círculo substituir fios círculo substituir fios círculo

Certo, você encontrou aquele fio que é da mesma cor do fio que você precisa, e tem a mesma composição do fio com o qual você gostaria de trabalhar. Mas, só tem um problema, as espessuras dos fios são muito diferentes! E agora?

Veja só, se os tex dos fios que você está lidando são diferentes, fique calmo, isso não é um problema! Veja o que fazer nessa situação:

Vamos supor que você não consegue encontrar o fio Anne, que é 100% algodão. Você pode usar dois cabos do fio Cléa, que também é 100% algodão, e tem exatamente a metade do tex do Anne. Então, com 2 cabos de Cléa, você chega ao tex 295 de Anne, e aí é como se utilizasse o mesmo fio, sem comprometer em nada seu resultado.

Quer um outro exemplo? Então, vamos lá: o tex do fio Duna, 100% algodão, é 590. Mas você, infelizmente, não está conseguindo encontrar esse fio no mercado. Então, o que você pode fazer é o seguinte: pegue o fio Anne, que também é 100% algodão e tem tex 295, una dois cabos, e tenha como resultado um fio com tex 590. Fácil, né?

Se você tiver dois novelos do fio substituto, é só trabalhar com os dois ao mesmo tempo, unindo os cabos. Agora, se você tem um novelo só, lembre-se que ainda pode utilizar as duas pontas desse novelo e trabalhar com dois cabos utilizando um só novelo.

Você só não irá conseguir fazer isso com novelos que possuam aros de papelão em seu interior, como o Duna e o Barroco Maxcolor 4, por exemplo.

Isso vale também para o caso de fios triplos, quádruplos, e quantos mais você desejar.

Agulhassubstituir fios círculo

Você já sabe que dá para utilizar vários cabos de um fio para fazer com que ele fique igual a outro. Mas, antes de fazer isso, precisa analisar a numeração de agulha indicada no rótulo, para que não comprometa o resultado do trabalho.

Por exemplo: a agulha indicada para o Anne é de 1,75 mm, mas, utilizando dois cabos de Anne, ele fica igual ao Duna, e a agulha do Duna é maior. Por isso, a agulha indicada para o fio Duna é a que você deverá utilizar.

ANNE + ANNE = DUNA -> A AGULHA INDICADA PARA DUNA É DE 2,5 MM A 3,5 MM.

Utilize a #

Viu só como é fácil substituir fios utilizando vários cabos de um outro fio bem parecido?

Esperamos que você tenha entendido e que, assim que terminar de criar suas peças com nossos produtos, possa compartilhar o resultado com a gente nas redes sociais.

É só colocar a #semprecirculo em suas fotos do Facebook ou do Instagram. Estamos ansiosos para acompanhar seus trabalhos bem de pertinho!

Ficou com alguma dúvida? É só escrever pra gente aqui nos comentários!

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login