: : : para nossos 80 anos

Blog

05 de novembro de 2018

Aprenda a montar paletas de cores para os seus trabalhos
Você sabe combinar cores? Sabe por onde começa a escolha das cores para seus projetos? Para falar sobre as melhores maneiras de montar a sua paleta de cores, a Círculo convidou a artesã Elá Camarena. Confira as dicas e instruções que ela deixou para facilitar este momento da criação:

O primeiro passo é saber para quem você quer desenvolver suas ideias. Todas as vezes que começo um novo projeto, defino para quem será a peça, que pode ser um público que já compra meus produtos ou um “público de inspiração”. Na maioria das vezes, meu público de inspiração é uma menininha de 6 anos. Com isto definido, vou ao Pinterest e, por lá, defino como é o dia a dia da Amelie – persona criada para representar o público. Pela rede social é possível colecionar imagens de como é o quarto, casa, mamãe, brinquedos e todos os objetos que combinem com Amelie.

board amelie

Repare que técnicas de artesanato não entram no quadro de inspirações. Faço isso para não correr o risco de copiar a ideia de alguém e para direcionar ideias e cores que se encaixem no ambiente que construí para minha inspiração. É só depois deste exercício que as cores começam a ser definidas. Na arte, moda, publicidade e outras áreas, o círculo cromático é usado para definir os tons dos trabalhos. Ele é uma representação simplificada de como percebemos as cores e por meio dela encontramos combinações de cores incríveis.

Círculo cromático

Fiz uma versão livre do círculo cromático no crochê com o fio Amigurumi:

 

E para que você precisa saber disso? Porque existe um método para combinar cores. Uma vez que você entenda como funciona, não terá mais dificuldade em escolher as cores para seus trabalhos.

círculo cromático

Complementares


Cores que estão uma na frente da outra no Círculo Cromático são chamadas de complementares. Por exemplo: amarelo e roxo são complementares, assim como vermelho e verde e azul e laranja.

círculo cromático - cores complementares

Essa regra também vale para as cores terciárias e sua cor oposta, por exemplo magenta e verde.

Cores complementares - verde e magenta

Essa combinação de cores é dinâmica e energética. Ela é usada em trabalhos que requerem intensidade na sua combinação.

Na interpretação (livre) que fiz do círculo cromático em crochê, você pode exercitar outras combinações de cores complementares, como o azul e laranja. Ficou mais fácil? Olhe para o círculo e veja qual cor está na sua frente! Escolha entre seus fios, cores próximas aos azuis e laranjas que tenha certeza de que combinarão entre si. Então, todas as vezes que quiser uma combinação de cor mais dinâmica, você pode escolher uma e ver qual está à sua frente no círculo cromático.

 

As combinações de cores não precisam ser exatas, como na imagem do círculo. Podemos trabalhar com as cores em intensidades diferentes, seguindo a regra da oposição, como pode ser visto no square.

círculo cromático complementares

Análogas


Podemos usar as cores análogas, que são as cores vizinhas ou da mesma família.  Elas estão lado a lado no círculo cromático.

círculo cromático análogas

Na versão em crochê, usei três verdes do fio Amigurumi para uma combinação de cores bem refrescante. Depois usei a mesma ideia para tecer os demais quadrados. Exercite essa regra de cores! Escolha, entre seus fios, todos os laranjas e amarelos, faça amostras para estudos de novas combinações. Continue estes estudos com os roxos, rosas e azuis.

squares de cores complementares

 

O círculo cromático a seguir tem as variações mais claras e mais escuras de cada cor. É o mesmo círculo que expliquei anteriormente e acredito que ficará mais fácil encontrar as cores mais próximas.

 

análogas com variação de cor


Tríade


Para combinar três cores, use a tríade. Ela nada mais é do que combinar três cores que estão nas pontas de um triângulo sobre o círculo cromático.

círculo cromático tríade

Procurei em meus fios, quais cores se aproximam do roxo, amarelo e azul esverdeado para fazer essa combinação. Veja só o resultado.

Square tríade

Claro que as cores dos fios que você tem podem não ser exatamente as cores do círculo cromático. Escolha tons próximos às do círculo para fazer as combinações entre elas.

 

Neutros


Os cinzas, branco e preto são cores neutras, podem ser combinadas com todas as cores.  A seguir, combinei dois cinzas do fio Amigurumi com um rosa bem clarinho para ilustrar.

square neutro

Crie sua própria paleta de cores!


Agora que você já tem um pouco de conhecimento sobre cores, mãos à obra. Comece com calma pelas complementares e depois com as análogas. Exercite seus olhos para se acostumar a tal ponto que você começará a “sentir” as combinações. Nesse momento, a teoria já estará em você. Aos poucos, as combinações surgirão de forma mais espontânea, acredite!

Se você quer uma combinação de cores contrastante ou mais intensa use a combinação complementar ou tríade.

combinação de cores

Se deseja algo mais suave ou romântico, use as análogas – principalmente cores com mais branco em sua composição como as cores centrais do círculo.

combinação de cores romantica

Com o estudo das combinações complementares, tríades e análogas, comece a pensar ou, “sentir” as cores em propostas mais ousadas. Usei cores do fio Barroco para crochetar a Blaa, uma flor com carinha mais maluca e piercing na língua. Uma brincadeira combinando azuis, vermelhos, verdes e neutros.




 










Visualizar esta foto no Instagram.























 

Uma publicação compartilhada por Elá Camarena (@elacamarena) em







Viu que existe todo um estudo por trás das combinações de cores? Se você ainda sente dificuldade, dê uma olhadinha no círculo cromático com frequência e exercite as várias formas de combinar cores! É um estudo bem profundo que alguns autores simplificaram para nós desta maneira.
Existem outras formas de escolher e combinar cores. Podemos falar sobre sensação, sentimento, proporção e tema, mas vamos aos poucos! Exercite! Você verá que combinar cores não é tão difícil. Arrisque!
Baixe o círculo cromático em seu celular e olhe para ele quando for comprar seus próximos fios. Assim, você fará escolhas mais certeiras.
Qual é sua combinação de cores favorita? Use ela em suas peças e mostre pra gente! Poste as fotos com a #semprecirculo para vermos as combinações que você mais ama!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login