: : : para nossos 80 anos

Blog

17 de abril de 2018

8 dicas para ser um artesão de sucesso
Nem sempre mãos talentosas são o suficiente para fazer e acontecer no mundo handmade. Para ser um artesão bem-sucedido e transformar o artesanato em renda é preciso muita dedicação. Para te ajudar nessa missão, nada melhor do que ser aconselhado por quem entende do assunto. A artesã Marie Castro, uma das maiores influências digitais do universo handmade no Brasil, preparou 8 dicas infalíveis para quem quer se dar bem com as artes manuais.

1 – Busque conhecimento

Esteja sempre aberto a aprender novas técnicas e também novos pontos dentro da sua técnica favorita. Ninguém nasce pronto e sempre é bom adquirir conhecimento através de vídeos do Youtube, livros de artesanato e também workshops. Em um desses aprendizados podem surgir novas inspirações!



2 – Esteja por dentro das tendências

Para ser um artesão antenado com as novidades handmade, visite os armarinhos da sua região para conhecer os lançamentos da temporada e também se familiarizar cada vez mais com as fibras e fios. Assim, nada passará despercebido e você poderá criar suas peças com uma variedade maior de texturas e cores.



3 – Observe novas culturas e referências através de viagens

Por mais perto que seja, sempre existe algo novo que pode ser absorvido em uma viagem. Fique de olhos bem abertos, tire muitas fotos e interaja com a população local.



4 – Seja sua maior vitrine

Use suas peças no dia a dia, presenteie amigos com trabalhos seus e sempre tenha um cartão de visitas em mãos. Sua divulgação é primordial para o crescimento do seu trabalho.



5 – Use ferramentas digitais, como o Instagram

Acompanhe perfis inspiradores no Instagram e poste suas criações nesta rede social. O Instagram é uma ótima fonte de referências, descobertas e compartilhamentos. Lembre-se de utilizar a ferramenta "explore" para conhecer novos perfis. Ah, não esqueça de usar a hashtag #semprecirculo sempre que usar nossos fios.



6 – Crie suas próprias receitas

Para ficar conhecido como um artesão de sucesso, você precisa criar suas próprias receitas para se destacar entre o que já existe no mercado artesanal. Solte a imaginação e não tenha medo de testar novos pontos e modelagens!



7 - Compartilhe seu conhecimento

Quanto mais você ensinar, mais experiência nas técnicas artesanais você vai adquirir. O conhecimento deve ser espalhado para todos ao seu redor, para criarmos uma comunidade artesanal mais capacitada. Ensine através de posts na internet, vídeos, fotos ou simplesmente junte um grupo de amigos em um parque para tecerem juntos.



8 - Faça exercícios e intervalos entre o tecer das peças

Assim você pode garantir que seu corpo fique saudável e você não tenha problemas futuros causados pelo esforço repetitivo do tricô ou crochê. Clique AQUI para baixar gratuitamente a Cartilha de Alongamentos Círculo e confira algumas dicas e exercícios.


Com tanta informação e dicas relevantes, sua carreira de artesão tem tudo para dar certo! Que tal refletir sobre esses tópicos enquanto coloca as mãos para trabalhar em alguma peça? Lembre-se de compartilhar suas criações, usando a #semprecirculo.

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login