: : : para nossos 80 anos

Blog

20 de março de 2018

8 coisas que você precisa saber sobre crochê
Quem é crocheteira ou crocheteiro de carteirinha sabe todo amor que é possível sentir pelas peças que podem ser criadas com apenas alguns novelos, agulhas e mãos talentosas. A arte de crochetar conquista cada vez mais adeptos ao redor do mundo e se mantem firme durante gerações. Trouxemos uma lista de curiosidades e fatos que vão te fazer se encantar ainda mais por essa técnica manual tão queridinha dos artesãos.
 

1- Crochet, mon amour!


O termo crochet vem do vocabulário francês e significa gancho. A palavra se refere à forma característica da ponta da agulha que é usada para puxar as linhas. E esse ganchinho milagroso nos ajuda a fazer as mais lindas peças, não é mesmo?



2 - Afinal, onde tudo começou?


A origem do crochê é muito contraditória. Há teorias do surgimento da técnica na Europa, na China, no Oriente Médio e até na América do Sul! O crochê passou a ser muito difundido a partir do século 18, na Europa, com a criação de padrões que podiam ser copiados e a publicação de livros e revistas com gráficos. Mas, foi nos anos 60 e 70, que o crochê decolou como forma de expressão artística, com os mais diversos artigos de vestuário e decoração. Atualmente, o crochê conquistou as casas e as passarelas e é impossível não se encantar por cada criação.


novelos de fios Anne coloridos



 

3- Um mundo de possibilidades


Falando em criações, hoje é possível crochetar de tudo. Mas, TUDO mesmo! Na internet podemos encontrar as mais diversas (e inusitadas) peças feitas a partir da técnica. E aí, até onde vai a sua criatividade?






4 - Crochê pra mais de metro!


Você sabia que a maior colcha de crochê tem  mais de 11.000 m²? O recorde, registrado no The Guinness World, foi feito por Subashri Natarajan, da Índia. Ela contou com a ajuda de aproximadamente 1000 pessoas para crochetar centenas de squares que formam a peça gigante.  A colcha tem tamanho suficiente para cobrir um campo de futebol!


a maior colcha de crochê do mundo
a maior colcha de crochê do mundo

5 - Crochetando um mundo melhor


Através do crochê é possível participar de projetos sociais e trazer esperança e leveza para quem enfrenta momentos difíceis. É o caso dos Polvinhos de crochê, que auxiliam bebês prematuros a sentir aconchego e carinho durante o tempo que precisam ficar na incubadora. Recentemente, um novo projeto conquistou as crocheteiras solidárias. A peruca de fios é uma forma lúdica de devolver a auto-estima e dar alegria à crianças que lutam contra o câncer. E você, já pensou em usar seu crochê para fazer o bem?


peruca de fios de crochê
amigurumi de coração de crochê

 

6 - Crochê não tem gênero nem idade


Quem disse que artesanato é coisa de mulher? Hoje em dia, os paradigmas são deixados para trás e temos a satisfação de ver homens e mulheres exercendo trabalhos e hobbies que antes eram taxados como algo comum em apenas um dos gêneros. O time da Círculo conta com 3 artesãos super talentosos na arte do crochê. Já conhece o trabalho de Neddy Ghusmam, Mateus Moraes e Oscar Menezes? Vale a pena conferir!



Você já deve ter ouvido falar do menino crocheteiro, Júnior Silva. O garoto de apenas 12 anos coleciona seguidores nas redes sociais e já veio visitar a nossa fábrica! Mais uma prova de que no artesanato não tem espaço para preconceito.


 

7 - Crochê faz bem para saúde!


Estudos comprovam que a atividade manual auxilia na concentração, raciocínio e coordenação motora, prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson. O artesanato também afasta a depressão e a ansiedade, diminui os níveis de estresse e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer. Crochetar é tudo de bom!



8 - Crochê também faz bem para o bolso!


Atualmente, o artesanato é uma ótima fonte de renda. Há quem utilize os trabalhos artesanais para garantir um dinheirinho extra e também quem se dedica em tempo integral às agulhas e novelos. O fato é que o crochê está em alta e é a oportunidade perfeita para alegrar o seu bolso. Tem dúvidas de como cobrar por suas peças? O vídeo abaixo tem dicas super legais para valorizar seu trabalho:




E aí, já se entregou aos encantos dessa arte manual tão versátil? Então, agulhas e novelos em mãos e já pode começar a crochetar! Lembre de compartilhar suas criações com a gente através da #semprecirculo.




Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login